New Wave é um género musical do rock surgido em meados da década de 1970 ao lado do punk rock. O termo new wave era considerado sinônimo do punk rock antes de se tornar um estilo musical independente, que incorporava elementos da música eletrônica, musica experimental, mod e disco, assim como o pop dos anos 60.[1][2] Nos anos de 1990s e 2000 houve alguns revivals, assim como o surgimento de outros estilos influenciados pelo movimento.
O termo "New Wave" é fonte por si só de muita controvérsia e confusão. Ele era usado em 1976 na Inglaterra por inúmeros fanzines punks, como o Sniffin' Glue, além da impressa oficial.[3] Em novembro de 1976, em um artigo intitulado Melody Maker, Caroline Coon usou o termo "New Wave" para caracterizar o som de bandas que não eram exatamente punks, mas que estavam relacionadas com a mesma cena musical.[4] Por certo tempo os dois termos eram permutáveis, ora punk ora new wave.[5]
Nos EUA, a Sire Records precisava de um termo novo para conseguir comercializar as bandas que haviam acabado de assinar contrato com a gravadora, que frequentemente tocavam no clube CBGB. Como os críticos e as rádios americanas chamavam o punk de moda passageira, a gravadora resolveu usar o termo "New Wave”. Os primeiros escritores americanos usavam o nome New Wave para caracteizar as novas ondas punks da Inglaterra. Em dezembro de 1976, oThe New York Rocker, se tornou o primeiro jornal Americano a associar as mudanças do punk inglês com a cena corrente no CBGB.[3]
O historiador musical Vernon Joynson sustenta que a new wave surgiu na Inglaterra no final de 1976, quando diversas bandas começaram a se afastar o movimento punk.[6] A música que seguiu o anarquismo das bandas de garagem , como o Sex Pistols eram caracterizadas como "punks", enquanto a musica que tendia para a experimentação, complexidade lirica, ou até mesmo uma produção mais elaborada foi caracterizado com "New Wave". Isso veio incluir músicos que se tornaram proeminentes no cenário do punk rock inglês de meados dos anos 70, como Ian Dury, Nick Lowe, Eddie and the Hot Rodse Dr. Feelgood;[7] E de acordo com a AMG tudo era "raivoso, inteligente" os compositores estavam se apropriando da música pop com atitude sarcástica e tensa, além da clara agressividade e energia do punk, como Elvis Costello, Joe Jackson, e Graham Parker.[8] Nos EUA, os primeirosNew Wavers se encontravam em grande parte no clube CBGB, como Talking Heads, Mink DeVille e Blondie.[9] O dono da CBGB Hilly Kristal, se referindo aos primeiros shows no clube transmitidos pela TV em março de 1974, disse, "Eu acho que aquele era o inicio da new wave."[10] Além do mais, muitos dos artistas que eram anteriormente classificados como punk passaram a ser new wavers. Em 1977 uma copilação da Phonogram Records com o nome New Wave apresentava inúmeros artistas norte americanos, como Dead Boys, Ramones, Talking Heads e The Runaways.[9][11]
A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave naquela época. A sonoridade representava a ruptura do blues suave e do rock & roll dos anos de 1960 para o novo rock dos anos de 1970. De acordo com o jornalista especializado em musica, Simon Reynolds, a sonoridade era mais rápida e agitada no novo estilo. Os músicos da New Wave tocavam suas guitarras num andamento mais rápido que o comum naquela época. Os teclados eram recorrentes, e a estrutura das musicas tinham constantes mudanças de andamento. Reynolds também nota que os vocalistas cantavam de forma mais estridente, uma forma de cantar totalmente suburbana .[2]
O Power Pop, um gênero que começou antes do punk no inicio dos anos de 1970, começou a ser associado ao New Wave no final dessa mesma década, pois incorporava o mesmo espírito musical da Wave; The Romantics, The Records, The Motors[9] , Cheap Trick, e 20/20 eram grupos que faziam sucesso tocando esse estilo musical.[12] Devido ao sucesso da banda de Power pop, The Knack, as gravatas mais finas se tornaram populares entre os músicos de New Wave.[13]
O ska revival da editora two tone capitaneado pelos grupos The Specials, the Selecter, Madness e o English Beat adicionou humor e uma batida mais forte ao New Wave.[14]
Mais tarde, "New Wave" veio implicar um som menos ruidoso, quase sempre usando sintetizadores, como o das bandas de synthpop e new romantic. O termo pós-punk era usado para descrever as bandas mais darks e menos influenciadas pelo Power pop, como Gang of Four , Joy Division, The Cure, e Siouxsie & the Banshees, sendo que algumas dessas bandas vieram a utilizar o sintetizador pop.[15][16]Embora distintos uns dos outros, punk, New Wave, e post-punk dividiram todos uma mesma cena; a reação enérgica contra a super-produzida, e sem inspiração musica popular dos anos 70.[17]
AMG explica que a diversidade de estilo da New Wave ocorreu porque a New Wave " manteve o mesmo vigor e irreverência do Punk , assim como uma fascinação com a eletrônica, moda e arte. Essa diversidade se estendeu a diversos músicos e bandas de one hit wonders que surgiram através do gênero.[18][19]
O termo caiu em desuso na Inglaterra no inicio dos anos 1980, pois a New Wave estava se tornando muito generalizada.[9] Alguns críticos afirmam que o estilo morreu no meio dos anos oitenta. Theo Cateforis, professor assistente de História da música e cultura da universidade de Syracuse, argumenta que a New Wave "retrocedeu" durante essa época pois o avanço dos sintetizadores fez com que as bandas de New Wave e as bandas de mainstream do pop e do rock passaram a soar iguais.